Morre hoje dia 8 de março, Akira Toriyama, criador da série “Dragon Ball”, aos 68 anos
“Lamentamos profundamente que ele ainda tenha vários trabalhos em fase de criação com grande entusiasmo”, afirmou.
“Ele teria muito mais coisas para alcançar. No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo”, acrescentou, expressando gratidão aos admiradores pelo suporte em memória de Toriyama.
A conta do Instagram voltada para os fãs de Toriyama compartilhou novamente o anúncio.
História
Akira Toriyama nasceu em 5 de abril de 1955, na cidade de Kiyosu, localizada na província de Aichi, e iniciou sua carreira como mangaká aos 23 anos.
Em 1978, ele marcou sua entrada no mundo dos quadrinhos ao submeter uma história curta à revista Weekly Shonen Jump, um ponto de encontro para entusiastas de mangá.
Seu trabalho mais famoso, “Dragon Ball”, começou a ser serializado na mesma revista em 1984, marcando o início de uma ilustre carreira que se estendeu por mais de quatro décadas.
A saga “Dragon Ball” é inspirada no épico literário chinês “Jornada ao Oeste” e, ao longo dos anos, expandiu-se para incluir adaptações em anime e um filme de Hollywood lançado em 2009, intitulado “Dragon Ball Evolution”.
A narrativa segue Son Goku em sua missão para encontrar as sete esferas do dragão. Ao longo de sua jornada, enfrenta diversos antagonistas e se dedica a defender a Terra. Com o passar do tempo, a história evolui para incluir as aventuras de seus descendentes e amigos.
As esferas do dragão possuem o poder de convocar Shen Long, um dragão mítico capaz de conceder qualquer desejo. Frequentemente, Son utilizava esses desejos para beneficiar seus amigos ou para reparar os danos catastróficos infligidos à Terra, em uma série que exalta valores como coragem, amizade e laços familiares.
Yuji Horii, distinto autor e designer de jogos do Japão e amigo de longa data de Toriyama, mencionou que colaboraram juntos no renomado jogo Dragon Quest.
“É difícil acreditar que ele partiu”, expressou Horii na plataforma X.
Por sua vez, Eiichiro Oda, o criador de “One Piece”, compartilhou que a perspectiva de nunca mais encontrar Toriyama lhe traz profunda tristeza.
Oda destacou no site da Shonen Jump que Toriyama transformou uma era em que ler mangás era visto como uma atividade fútil, inaugurando um novo período em que mangás são apreciados tanto por adultos quanto por crianças. Ele enfatizou o impacto de Toriyama ao demonstrar o potencial dos mangás em inspirar sonhos e abrir portas para novos mundos.
A comunidade de fãs também se mobilizou para prestar homenagens ao ícone do mangá através da internet.
“Dragon Ball foi meu guia de vida. Mostrou-me que posso superar qualquer desafio se enfrentá-lo com alegria e determinação”, compartilhou um admirador na plataforma X.
Publicar comentário